7 PROBLEMAS COMUNS DE TONER E COMO CORRIGI-LOS

Se você usa uma impressora a laser, está familiarizado com toners e fusores.

Vamos examinar os problemas comuns de toner que você pode ter enfrentado ou pode enfrentar no futuro – com soluções para ajudá-lo.

Erro – pó de toner baixo

Problema: Você acabou de substituir o toner e o computador está apresentando “pouco toner”. As mensagens de erro da impressora às vezes não são confiáveis. A menos que seu cartucho de toner esteja quebrado ou danificado, redefinir sua impressora é tudo o que você precisa para corrigir essa falha.

Solução: Use o reset. Reset´s geralmente são simples de seguir. Encontre as instruções de redefinição do modelo de impressora específico no site do fabricante. Algumas impressoras ainda vêm com guias de vídeo.

Impressões manchadas, listradas ou desbotadas

Sua impressora funciona, mas produz impressões manchadas, listradas ou desbotadas. Este problema é comum. Você usou o papel correto e verificou se os componentes da impressora funcionam bem? Em seguida, verifique o toner.

Problema: Se você raramente imprime documentos, o pó do seu toner pode ter assentado e precisa “sacudir” o toner para corrigir essa falha de impressão.

Solução: Remova o toner e balance-o suavemente de um lado para o outro – NÃO agite o toner. Certifique-se de não tocar no rolo do toner, pois pode deixar impressões digitais.

Erros do fusor

O fusor é uma parte das impressoras a laser que funde o pó do toner ao papel. O toner é inútil sem um fusor funcionando.

Assim como outras partes vitais da impressora – o cartucho de toner e a unidade de cilindro – o fusor precisa ser substituído. Problemas regulares da impressora, como atolamentos de papel, desgastam o fusor mais rapidamente.

Problema: Erros do fusor indicam que há um problema no circuito do driver do fusor. Aqui estão todos os erros do fusor que você pode enfrentar e o que eles significam.

50.1 e 50.8: Baixa temperatura no fusor.

50.2: Erro de serviço de aquecimento do fusor.

O erro 50.2 é comum com impressoras a laser HP. O erro ocorre se os termistores da sua impressora (que lêem a temperatura do fusor à medida que aquece) não fornecerem uma leitura precisa da temperatura do fusor no período de tempo esperado.

O erro 50.2 é indicativo de que um componente da placa de controle do motor ou do fusor está com defeito.

50.3 e 50.9: Erro de alta temperatura do fusor.

O erro 50.3 do fusor indica que sua máquina está superaquecendo. O fusor pode superaquecer devido ao tipo de papel que você usa. Se você usar papel grosso para uma sessão de impressão prolongada, é provável que ocorra superaquecimento. Sua impressora teria que aquecer o fusor a uma temperatura mais alta para unir o toner ao papel espesso. Se o fusor da sua impressora funcionar em uma temperatura mais alta por um período prolongado, ele superaquecerá.

50.4: Fusor com defeito

Troque o fusor se esse erro ocorrer.

50.5: Inconsistência do fusor (aparece como erro 13.20 em alguns casos)

Esse erro significa que o fusor inserido não é o fusor correto para esse modelo de impressora. Em alguns casos, o código de erro seria 13.20 error.

50.6: Erro de fusor aberto

Este erro significa que a corrente alternada (AC) necessária para aquecer o fusor não está completando seu circuito. O circuito incompleto pode estar acontecendo de dentro do fusor ou a corrente está saindo da fonte de alimentação.

50.7: Erro de falha do mecanismo de liberação de pressão

Assim como o erro de serviço de aquecimento do fusor, a falha do mecanismo de liberação de pressão resulta de uma fonte de alimentação inadequada – ter outros dispositivos conectados na mesma fonte de energia, assim o circuito da sua impressora pode fazer com que a máquina funcione incorretamente, resultando em um erro 50.7.

Solução: Você pode usar algumas dessas soluções para evitar erros no fusor. Como a maioria dos erros do fusor está interconectada, não ajudaria muito fornecer soluções individuais para cada tipo de erro. Use as soluções aqui para minimizar ou eliminar erros do fusor:

Melhorar o fornecimento de energia: Pode ocorrer um erro se a impressora funcionar com uma fonte de geração de energia que não atende aos requisitos de energia. A maioria dos fusores precisa 177 a 218 Celsius de calor para funcionar – é muita energia consumida. Quando a fonte de alimentação for menor que a necessária, o controle de temperatura do fusor não funcionará, causando mau funcionamento.

  • Melhore o fornecimento de energia da sua impressora conectando a máquina diretamente à tomada da parede. Não conecte nenhum outro dispositivo de aquecimento ao mesmo circuito ou tomada da sua impressora.
  • Se você estiver enfrentando um erro de fusor 50.6, há muito pouco que você possa fazer a respeito. Recoloque a unidade de fusão para garantir que ela esteja fazendo contato adequado com o conector.

Desconecte sua máquina: Desconecte e deixe sua impressora desligada por 20 a 30 minutos e, em seguida, ligue-a novamente para ver se o erro foi resolvido. Esta solução é útil ao lidar com erros 50.2 e 50.3.

Ventilação para a máquina: Certifique-se de que sua máquina tenha ventilação adequada. Dê 7 a 10 centímetros de espaço em todos os lados do seu dispositivo para permitir que esfrie. Ventilar sua impressora evita o erro do fusor 50.3.

Divida grandes trabalhos de impressão em tarefas menores: dividir grandes volumes de impressão em intervalos dá ao fusor tempo para esfriar. Assim como no ponto acima, quebrar tarefas em trabalhos menores evita o erro de fusor 50.3.

Substitua o fusor: Sob certas condições, a melhor solução é substituir o fusor. Essas condições são:

  • Se ocorrerem erros de fusor 50.1, 50.2 ou 50.4.

Impressões de meia página

Sua impressora imprime meia página de conteúdo e deixa metade da página em branco — várias coisas podem causar isso. Sim, seu toner pode ser responsável pela impressão de meia página, mas você pode executar algumas verificações antes de concluir.

Problema: Impressões de meia página podem resultar de alguns erros. Para descobrir o que está acontecendo, siga estas etapas em ‘Solução’ abaixo.

Solução: Diagnostique os erros seguindo estas etapas.

1 – Desconecte sua impressora,

2 – Desligue o computador,

3 – Reinicie os dois dispositivos.

4 – Execute uma página para testar se a impressora voltou ao normal

Se esta página de teste não sair bem, você deverá notar algumas luzes de erro na impressora. Pesquise no Google o que as luzes de erro significam e comece a partir daí.

Problemas no toner ou na unidade de cilindro iriam com as mensagens de erro correspondentes. Normalmente, as mensagens de erro explicariam o problema, caso contrário, uma pesquisa rápida on-line deve levá-lo na direção certa.

Imagem em preto e branco com cor ou traços de cor

 

Você deve ter notado que ter todas as cores ativadas apesar de imprimir documentos em preto e branco dá uma aparência mais rica. A melhor aparência do seu documento resulta das melhores gradações e do tom de cor mais suave que só é possível se todas as cores estiverem ativadas. Por outro lado, usar apenas tinta preta — para uma impressão de imagem em preto e branco — produz impressões ruins.
Problema: Se você encontrar traços de cores ou cores em suas imagens em preto e branco, há um vazamento de cores. Pode ser necessário substituir o seu toner.
Solução: Remova a tinta vazando e limpe a impressora e, em seguida, substitua a tinta ou o toner ruim por um novo.

 

Fundo ou impressão cinza
A configuração de fotorreceptor ou densidade de impressão da sua impressora geralmente é responsável por impressões de texto em cinza — em vez de preto. Se sua impressora a laser tiver controle de densidade de impressão, ela permitirá que você manipule os tons da tinta impressa. Você pode diminuir ou aumentar a densidade de impressão para um tom mais claro ou mais escuro.
Problema: Se a densidade de impressão da impressora não for a causa do texto cinza, é o fotorreceptor. Seu fotorreceptor se desgasta com o tempo e reduz a carga que ele retém, consequentemente transferindo menos toner do revelador da impressora para sua página.
Solução: Aumente sua configuração de densidade de impressão para tornar suas impressões pretas novamente. No entanto, com o tempo, seu fotorreceptor precisará ser substituído. Por outro lado, o excesso de toner de uma configuração de alta densidade de impressão resultaria em um fundo cinza. Encontre a melhor configuração ajustando lentamente sua configuração de densidade de impressão.

Pontos espaçados em intervalos regulares
Problema: Você pode determinar a causa das manchas em uma página impressa observando o padrão das manchas. Depósitos de toner no fusor deixariam manchas em intervalos regulares e próximos.
Solução: Desligue a impressora por no mínimo 15 minutos para que o fusor esfrie. Certifique-se de que o fusor esfrie completamente para evitar queimaduras. Verifique se há depósitos de toner na almofada de limpeza do fusor e, se necessário, substitua a almofada de limpeza. Se as manchas persistirem, procure ajuda profissional.